segunda-feira, 10 de março de 2008

Dibert e Agile



Bom dia pessoal,


Adorei esta imagem do Dibert, ela representa muito bem a visão dos “leigos” com relação ao mundo Ágil.
Uma vez eu estava numa roda de bate papo, cervejinha, etc. com colegas de trabalho e como era inevitável iniciamos uma conversa sobre desenvolvimento de software.
Depois de muito bate papo ficou evidente que os colegas estavam com visões pré-definidas, que já tinham recebidos de outros colegas de trabalho. Eles infelizmente levaram a informação como verdadeira e o pior de tudo, ficavam repetindo a informação para outros colegas de trabalho.

Ágil não tem nada a ver com nada de documentação, nada de planejamento e programação desde a primeira palavra do cliente que pode ser interpretada como um “requisito”.

Para quem realmente já leu alguma coisa sobre Scrum pode observar que existe um planejamento e acompanhamento do projeto muito bom, onde é analisado a quantidade de requisitos a serem desenvolvidos (Itens de Backlog), estimados, priorizados, divididos em Sprint´s, criados gráficos de visibilidade do Produto Backlog, acompanhamento diário da execução do Sprint, reuniões de entrega do serviço ao cliente ao termino de cada Sprint (Sprint Review), reunião de melhoria do processo (Sprint Retrospective) , e muito mais.

E quanto a documentação?

Esta é a melhor parte, deve ser criados documentos de agreguem valor ao software, nada de documentos desnecessários, que são criados apenas para cumprimento de tabela.
Se Use Case é importante para o seu negocio, agrega valor, então utilize. Mas será que não existe uma maneira melhor de fazer?
Criar UML de todo o sistema é importante para o seu negocio? Não vai deixar a manutenção muito cara? O Cliente esta exigindo? Não existe uma maneira melhor de fazer?
Devemos lembrar sempre, que a documentação tem que agregar valor ao produto e principalmente, ela deve ser facilmente mantida.
Existem documentações de apoio a construção do sistema e documentações de apoio a manutenção do sistema, este item também deve ser avaliado.

Espero que tenham gostado, neste post não vou entrar no mérito de como fazer uma boa documentação, fica para os próximos,


Abraços,


Abu

Nenhum comentário: