domingo, 23 de março de 2008

Qual é a diferença entre Scrum e RUP?

Oi pessoal,

Hoje eu vou publicar uma tradução parcial do post realizado no Blog (Breakfast) sobre Scrum e Rup. O texto original pode ser acessado pelo endereço: http://scrum-breakfast.blogspot.com/2008/02/what-is-difference-between-scrum-and.html

Item - 1
O livro de RUP chega ao capitulo 3 sem sequer mencionar “pessoas”. Em seguida ele passa o resto do livro dizendo aos “trabalhadores” como eles devem executar o seu trabalho de maneira minuciosa. (e sim, mesmo dentro das iterações, existe “waterfall”).


Item - 2
Mas Scrum enfatiza as pessoas e as suas responsabilidades e comprometimento uns aos outros. Ele não nos diz o que devemos fazer, mas garante que se todos jogarem pelas regras, todas as informações estarão disponíveis o mais rapidamente, para que as pessoas possam fazer os seus trabalhos de maneira otimizada.


Item - 3
As pessoas criam um projeto de sucesso, não as metodologias. E um líder de projeto ruim pode prejudicar o projeto mesmo utilizando qualquer tipo de metodologia.


Scrum não é uma bala de prata, mas com certeza ele ajuda na maioria das situações, isto é, projetos.

Eu já trabalhei com as mais diversas metodologias e processos e concordo plenamente com o autor do texto, SÃO AS PESSOAS QUE POSSIBILITAM A ENTREGA OU NÃO DE UM PROJETO.

Mas não adianta colocar pessoas boas para trabalhar com uma metodologia que não pode ser aplicada na integra. Eu mesmo participei de alguns grandes projetos que foram um fiasco, utilizando uma variação do RUP. Neste projeto não era permitido utilizar as boas praticas do RUP, pois a variação criada pela empresa não ficou boa.

Como eu sei que não ficou boa, simples, após três projetos fracassados com profissionais comprometidos e capacitados fica fácil identificar que o problema não são as pessoas.

O líder do projeto, também chamado de gerente, líder técnico, coordenador, analista sênior, ou qualquer outro nome, tem que ter o bom censo de verificar que as técnicas utilizadas não estão trazendo resultados e tomar uma decisão para que o projeto não seja fracassado.

RUP funciona? Se bem aplicado sim, eu já trabalhei em bons projetos que utilizaram RUP e entregamos o produto. O que eu tenho observado é que existem pessoas que não conhecem RUP na integra e desta maneira prejudicam a reputação desta metodologia.

Eu utilizaria RUP em outros projetos? A resposta é não, depois que passei a entender e trabalhar com Scrum eu não aplicaria o RUP em outros projetos, pois o Scrum permite resultados rápidos no desenvolvimento de software.

Mas volto a lembrar, não estamos falando de BALA DE PRATA.

Abraços a todos,


Abu

Um comentário:

Cássio Pinheiro disse...

Caro, estou iniciando meu projeto de conclusão de curso e gostaria de deixar meu agradecimento, seu post mesmo pequeno foi de bastante importancia para mim!

Grato

Cássio Pinheiro
-Java developer
-Professor da Escola Profissionalizante do Estado do Ceará
-Universitario do curso de Sistemas de informações ( Faculdade Catolica Rainha do Sertão Quixadá-ce )