quinta-feira, 20 de março de 2008

Você sabe o que é Scrum?

Oi pessoal,


Segue copia do artigo publicado no site da Knowtec (http://www.knowtec.com/index.php?m=ver&id_item=18)


Abraços,


Abu


-------------------------------------------------------------

Postado por: Nelson Abu

* Escrito em parceria com Marcelo dos Santos

Você sabe o que é Scrum?

Scrum é um processo de gerenciamento de projetos ágeis, adaptado para a área de desenvolvimento de software, pelo especialista Ken Schwaber. Ken define Scrum, em um de seus livros, como: “um processo Ágil ou ainda um framework para gerenciamento de projetos Ágeis. É um processo de gerência de projetos, certamente não é uma metodologia, pois isto seria pesado demais” .

A primeira experiência com o Scrum ocorreu em uma fábrica de automóveis, onde se constatou que a utilização de equipes pequenas e multidisciplinares produzia melhores resultados. Em analogia a essas equipes, associou-se a formação do Scrum a de um jogo de Rugby. A partir de 1995, Ken Schwaber formalizou a definição de Scrum e ajudou a implantá-lo em desenvolvimento de software em todo o mundo.



*Formação de Scrum em jogo de Rugby

Martin Fowler, um dos maiores estudiosos em desenvolvimento de software, comenta em seu artigo A Nova Metodologia que: “Nos últimos anos, vem crescendo rapidamente o interesse em metodologias ágeis (ou "leves"). Também caracterizadas como um antídoto contra a burocracia ou uma licença para "hackear". Estas metodologias despertaram os interesses em toda a extensão da indústria do software”.

Dentre as técnicas de utilização do Scrum, há a entrega de produtos em períodos de tempo pré-estabelecidos, nunca inferiores a uma semana ou superiores a trinta dias.

Para estimular o contato entre empresa e cliente, os projetos são interrompidos em períodos regulares de tempo. A essas ações dá-se o nome de Sprint. Ao término de cada Sprint, o cliente recebe um conjunto de funcionalidades desenvolvidas e prontas para serem utilizadas. A melhor maneira de comprovar se o software atende às necessidades é fazer com que o cliente o utilize, apontando as qualidades e o que falta ser aperfeiçoado.

Importante destacar que a participação ativa do cliente no processo de desenvolvimento de software faz com que sejam atribuídas a ele algumas responsabilidades como definição das funcionalidades do produto, decisão quanto às datas de lançamento de conteúdo e ajuste de funcionalidades.

Portanto, diante dos inúmeros desafios que o mercado em Tecnologia da Informação nos oferece, a Knowtec não vê seu cliente como mero comprador de software, mas como um parceiro na pesquisa e no desenvolvimento do produto. E o Scrum é apenas um dos meios para alcançar esse objetivo.

Saiba mais:
-Schwaber, K. and Beedle, M., Agile Software Development with Scrum, NJ, Prentice-Hall, 2002.
-Desenvolvimento Ágil utilizando SCRUM, FAQ realizado por Ken Schwaber, 2006.

Nenhum comentário: