quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Exemplos de Cartões de Historia

Oi pessoal,


Eu estou publicando uma relação de cartões de historia utilizados em um sistema de venda de livros pela internet. Estes cartões são apenas de exemplo. Eu tenho utilizado o tema Venda de Livros pela internet em meus treinamentos de Scrum.

Pode ser observado que alguns cartões possuem responsabilidades simples e outros possuem uma complexibilidade muito maior.

Como tratar com os cartões de complexibilidades maiores é o tema dos próximos post.


MODELO: Como um [usuário papel], quero [meta], para que eu possa [motivo].

Cliente

Como um cliente, quero consultar os livros, para que eu possa encontrar o produto que desejo comprar.

Conversa: Titulo, ISBN, categoria, autor, gênero

Como um cliente, quero que o produto seja acompanhado com o valor de desconto para compra a vista, para que eu tenha a visibilidade da diferença monetária do produto a vista ou a prazo.

Como um cliente, quero que os produtos selecionados para compra fiquem armazenados como um carrinho de compras, para que eu posso visualizar todos os meus produtos e o preço total.

Como um cliente, quero que o sistema mostre o valor da postagem, para que eu possa saber quanto vai ser a taxa de entrega.

Como um cliente, quero ter os comentários referentes aos livros consultados, para que eu possa saber a opinião de quem já leu

Como um cliente, quero consultar a relação dos livros mais vendidos, para que eu possa ter uma visibilidade dos livros preferidos pelo mercado
Como um cliente, quero realizar o pagamento em bloqueto bancário, para os pagamentos a vista

Como um cliente, quero realizar o pagamento por cartão de credito, para pagamentos a vista e parcelados
Como um cliente, quero visualizar os produtos acompanhados por uma fotografia, para que eu possa ter certeza que é o produto que eu procuro

Como um cliente, quero ter acesso a uma área privada, para que nesta área eu possa acompanhar a situação do meu pedido.
Como um cliente, quero ter acesso a uma área privada, para que eu possa atualizar os meus dados pessoais

Como um cliente, quero ter acesso a uma área privada, para que eu possa ter acesso as informações de minhas compras anteriores

Como um cliente, quero ter os meus dados pessoais cadastrados, para que estes dados possam ser utilizados como endereço de entrega dos produtos

Como um cliente, quero poder determinar o endereço de entrega do produto, para que eu defina o endereço do destinatário


Adm do Sistema

Como um adm, desejo cadastrar usuários para o sistema, para que eu possa ter controle das pessoas que possuem acesso as funcionalidades

Como um adm, desejo que o sistema gere log de todas as ações realizadas no sistema, para que eu possa realizar um auditoria de inclusão, alteração ou exclusão de dados


Modulo administrativo

Como um usurário administrativo, quero tirar um relatório com a relação de produtos vendidos em um intervalo de tempo, para que eu possa ter visibilidade das vendas realizadas

Como um usuário administrativo, quero tirar um relatório com o montante financeiro realizado por período, para que eu possa saber o faturamento

Como um usuário administrativo, quero tirar um relatório dos produtos mais vendidos, para que eu possa saber as tendências do mercado

Como um usuário administrativo, quero cadastrar os parceiros (fornecedores), para que eu tenha informações de contato

Como um usuário administrativo, quero importar a relação de novos produtos fornecido pelo parceiro, para que eu não tenha que cadastrar os produtos manualmente



Quem tiver sugestões de novos cartões mande por comentário do post.

Abraços,

Abu

Um comentário:

Unknown disse...

Obrigado pelos exemplos, me ajudaram muito.