quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Ignore os Detalhes logo no Começo

Oi pessoal,

Este post vem do livro Caindo na Real. Link: http://gettingreal.37signals.com/GR_por.php

Abraços a todos,

Abu




Trabalhe do grande para o pequeno


Somos loucos por detalhes.
• O espaço entre objetos
• O espaço perfeito entre linhas
• A cor perfeita
• As palavras perfeitas
• Quatro linhas de código em vez de sete
• 90% vs 89%
• 760px vs 750px
• $39/mês vs $49/mês


Sucesso e satisfação estão nos detalhes

Entretanto, o sucesso não é a única coisa que encontrará nos detalhes. Também encontrará estagnação, desacordo, reuniões e atrasos. Essas coisas podem acabar com a moral e diminuir suas chances de sucesso.

Quantas vezes se encontrou travado em um único design ou elemento de código por um dia inteiro? Quantas vezes se deu conta de que o progresso que fez hoje não foi progresso real? Isso acontece quando você foca nos detalhes cedo demais no processo. Há tempo suficiente para ser um perfeccionista. Apenas faça isso mais tarde.

Não se preocupe com o tamanho da fonte do cabeçalho na primeira semana. Você não precisa empregar o tom perfeito de verde na segunda semana. Não precisa mover em três pixels o botão de “submeter” na terceira semana. Apenas coloque as coisas na página por enquanto. Então use. Garanta que funciona. Mais tarde você pode ajustar e aperfeiçoar.

Os detalhes se revelam ao se usar o que está construindo. Você verá o que precisa de mais atenção. Sentirá o que está faltando. Saberá quais crateras pavimentar porque ficará sempre caindo nelas. É quando precisa prestar atenção, e não antes.

O Diabo está nos Detalhes

Quase me cansei da atitude “entre nos detalhes imediatamente” depois de tomar algumas aulas de desenho … Se começar a desenhar os detalhes imediatamente pode ter certeza que o desenho será uma droga. De fato, você está perdendo completamente o ponto.

Você deve começar pegando as proporções corretas da cena toda. Então rascunha os grandes objetos na sua cena, indo até os menores. O rascunho deve ser bem vago nesse ponto. Então pode proceder sombreando, o que consiste em dar volume à vida. Você começa com apenas três tons (claro, médio, escuro). Isso dá um rascunho de tons. Então, para cada porção do seu desenho reavalia três tons e os aplica. Faça isso até os volumes aparecerem (requer múltiplas iterações) ...

Funciona do grande para o pequeno. Sempre.

—Patrick Lafleur, Creation Object Inc. (de Signal vs. Noise)

Nenhum comentário: