quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Criando um Produto com Técnicas Ágeis

Oi pessoal,

Segue o texto da criação de um produto adotando as técnicas recomendadas no mundo ágil, esta técnica é utilizada no treinamento de Product Owner oferecido pela Scrum Alliance e que pode ser realizado aqui no Brasil com o Alexandre Magno.

Para a realização dos trabalhos foi agendado três dias de trabalho, sendo que em cada dia apenas duas horas de reunião se fez necessário.

No primeiro dia foi apresentado a agenda e como a dinâmica funciona, sendo esta atividade de no máximo 10 minutos.





Realizamos o trabalho de definir o que é o nosso produto a ser construído, nesta definição buscamos a caracterização das informações:

1 – Nome do produto
2 – Pontos Chaves para Vender
3 – Principais Características do Produto
4 – Requisitos Operacionais do Produto
5 – Gráficos
6 – Quais Benefícios o Nosso Produto traz para o Cliente
7 – Os atributos de Performance e Qualidade que o Produto deve ter

Ao termino das atividades do primeiro dia nos já tínhamos um texto que definia quem é o publico alvo, o que estes clientes possuem de necessidade, o nome do produto, o que este produto possui, o que ele tem de diferencial a seus concorrentes e pontos fortes do nosso produto.




No segundo dia de atividades nos relacionamos os requisitos macros do produto e confrontamos estes requisitos com a nossa definição de produto do primeiro dia. Esta atividade foi bem interessante, pois permitiu identificar requisitos que não fazem parte da nossa definição de produto e a falta de requisitos para atender o que nos definimos como produto.



Também foi possível ao termino do segundo dia definirmos os principais marcos do projeto, bem como a visão de escopo para atender o primeiro marco.



Com o escopo macro definido do primeiro marco, nos definimos os temas a serem tratados nesta entrega. Bem como uma contagem de pontos para ter visibilidade do esforço necessário para a realização do projeto.



Com os pontos identificamos a nossa velocidade e criamos o Product Burndown Chart.



No terceiro dia realizamos a entrega para a gerencia das informações.

Um abraço a todos,

Abu

Um comentário:

Marco Locks disse...

Abu, muito legal a dinâmica que vocês fizeram. Exemplifica bem a concepção de um novo produto.

Talvez como complemento poderias também apresentar melhor as idéias para a criação do Product Backlog e a criação de épicos, além das responsabilidades do PO ao longo da execução do projeto.

Abraço