sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Painel: BayAPLN Agile Expert Panel

Oi pessoal,


A InfoQ Brasil publicou um artigo com as perguntas respondidas por especialistas de desenvolvimento ágil de projetos. O artigo esta publicado em: http://www.infoq.com/br/news/2009/01/BayAPLN-Agile-Expert-Panel

Eu vou responder as perguntas, não sou nenhum grande mestre, mas acredito que posso ajudar com uma visão mais brasileira das respostas.
O artigo também não deixa claro qual a profundidade das respostas que os entrevistadores estavam buscando, eu tomei a liberdade de ir respondendo conforme a minha interpretação das perguntas.
Esta atividade foi muito gostosa de ser realizada, eu espero que as minhas respostas possam ajudar os leitores.

Pergunta (1):
Quais são os principais desafios para a adoção de Agile à nível de empresas e as formas mais eficazes para resolver esse problema?

Resposta:
Mudança cultural. Eu tenho no blog a reportagem com o chefe de TI da rede globo onde ele comenta que os próprios funcionários têm que ter atitude e desta maneira ajudar a mudar a cultura da empresa.
É muito difícil mudar uma cultura quando a alta gerencia não tem interesse, eu mesmo trabalhei em uma empresa que não foi possível implantar técnicas ágeis, mesmo nos meus últimos dias nesta empresa nos tentamos uma união de todos os profissionais do projeto em um único local (sala), quadro de kanban e daily meeting.
Vários dos colegas de trabalho que saíram desta empresa hoje usam Scrum ou outra técnica ágil, mas naquela empresa que trabalhávamos juntos não foi possível.

Pergunta(2):
Como construímos confiança?

Resposta:
Existe vários níveis de confiança, com relação ao cliente é por intermédio do atendimento de suas expectativas. Uma maneira de atender a expectativa do cliente é por intermédio das entregas constantes e também pela visibilidade da execução do projeto.
Com relação a equipe é com o engajamento que se conquista com o trabalho em equipe, gerando cumplicidade entre os integrantes desta equipe.

Pergunta(3):
O que podemos fazer em relação à percepção de que o Agile e design ou experiência de usuário não se misturam muito bem?

Resposta:
Este item eu não sei a resposta, apenas sei que no projeto que estamos entregando ate o dia 23/01/2009 nos temos um profissional na equipe (Fernando Maia) que realizou a arquitetura da informação do projeto e a construção das interfaces dentro do processo ágil de trabalho e ainda fez este trabalho pegando informações com os usuários.
Eu coloco que o profissional é que faz a diferença e esta habilidade do Fernando fez com que esta percepção dentro do projeto não tenha ocorrido.

Pergunta(4):
Como quantificamos os benefícios financeiros de uma organização que quer tornar-se ágil?

Resposta:
Na empresa que eu estou trabalhando (IEA) nos temos o orçamento financeiro do projeto e agora ao termino do projeto que realizamos (projeto este de aproximadamente 8 mil horas de trabalho) esta sendo contabilizados os custos realizados na execução do projeto e confrontados com o orçamento inicial.
Dados que nos já temos é que foi consumido uma quantidade de horas menor do que o orçado para o projeto.
Mas este exemplo que eu passei é o mais simples, tem benefícios que são bem mais difíceis de mensurar, como a melhoria técnicas das equipes, diminuição do risco de impacto no projeto pela perda de um colega de trabalho, entre outros.

Pergunta(5):
Agile deve ser apresentado de forma diferente em diferentes culturas/países?

Resposta:
Eu acho que não, eu aprendi agile com a Martina, onde ela trouxe uma visão de sua aplicação no seu pais (Holanda) e eu peguei o conhecimento passado e apliquei na realidade dos projetos que eu trabalhava.
O conhecimento deve ser passado em sua forma original e cabe ao gestor do projeto (Scrum Máster) ter a flexibilidade / criatividade de adaptar o processo em sua realidade.

Pergunta(6):
Qual é a importância de um coaching para a adoção e o sucesso do Agile?

Resposta:
É o grande ponto chave, inclusive mesmo as equipes que já utilizam as técnicas deve passar constantemente por retrenamento, para que possamos sempre melhorar a forma de trabalho e continuar evoluindo o processo.

Pergunta(7):
Por que gravitamos em direção a simplicidade?

Resposta:
Eu sempre falo que simplicidade sim, porem aderente a uma boa arquitetura, onde deve ser utilizado boas praticas de programação como modelo de patternos, normalização de banco de dados, entre outras técnicas importantes para o desenvolvimento de software.
Se a solução é complicada para ser implementada é sinal que esta complexibilidade é um alerta que devemos entender melhor o problema, antes de achar a solução.

Pergunta(8):
Como você sabe o quanto ensinar?

Resposta:
Eu falo sempre que quando deixamos de simplesmente aplicar as técnicas do Framework de Scrum e passamos a entender o porque de sua utilização, sua origem e principalmente a onde esta técnica que nos levar é a hora que já temos conhecimento suficiente para passa a diante. Mas não devemos dar o peixe e sim devemos ensinar a pescar.

Pergunta(9)
E se o líder não percebe que eles tem um problema?

Resposta:
Problemas existem o tempo todo e as vezes não são identificados pelo Scrum Máster, devemos estimular cada vez mais a comunicação e eu costumo nas reuniões de daily meeting sempre perguntar se alguém esta identificando algum risco para o projeto.

Pergunta(10)
E quanto a tendência de ficar dentro da cultura Agile e aumentar a ciência da cultura atual?

Resposta:
Eu não saquei o objetivo da pergunta.

Pergunta(11)
O que nós podemos fazer se a velocidade do time é medida e eles querem aumentá-la entregando funcionalidade de baixa qualidade?

Resposta:
Qualidade não deve ser negociada. No livro peopleware ele mostra que a busca cada vez mais pela qualidade aumenta a produtividade, vale a pena ler este livro, Tom De Marco da uma aula de gerencia de projetos e principalmente, gerencia de equipes.

Pergunta(12)
Será que as iterações são apenas para treino?

Resposta:
Quando as equipes estão aprendendo as técnicas ágeis sim, mas depois são uma forma de trabalho que permite a busca do sucesso do projeto.

Pergunta(13)
Como você vê o Agile em 2009?

Resposta:
Eu quero ir, quem sabe no agile 2010, 2011, etc. Afinal tem um valor salgado para nos Brasileiros.

Abraços a todos,

Abu

Nenhum comentário: