quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Evidências de uma Equipe Consolidada

Evidências de uma Equipe Consolidada

As equipes consolidadas são marcadas, geralmente, por um forte sentimento de identidade.

Pode existir um espaço óbvio para a equipe. Eles podem se juntar na hora do almoço ou freqüentar o mesmo bar após o expediente.

Existe um senso de elite numa boa equipe. Os seus membros sentem que fazem parte de algo excepcional.

Existe, invariavelmente, um sentimento de posse conjunta do produto construído pela equipe consolidada. Os participantes ficam contentes em verem seus nomes juntos em um produto, ou em parte de um produto. O indivíduo fica ansioso pela consideração dos colegas. O espaço da equipe é decorado com figuras do produto à medida que ele se aproxima do final.

A característica final de uma equipe consolidada é a alegria óbvia que as pessoas tiram do seu trabalho. As equipes consolidadas sentem-se saudáveis. Os relacionamentos são fáceis, confiantes e calorosos.

...o gerente inseguro sente-se ameaçado pelas panelinhas. Ele ou ela prefeririam trabalhar com uma equipe de pessoas uniformes, idênticas, intercambiáveis e que não se ligassem umas às outras.

O grupo de trabalho consolidado pode ser arrogante e auto-suficiente, irritante e exclusivo, porém ele faz mais pelos verdadeiros objetivos do gerente do que qualquer montagem de partes intercambiáveis jamais fez.

Peopleware – Tom Demarco

Um comentário:

Anônimo disse...

Abu, esse é um excelente texto... achei muito legal você terminar nossa reunião diária lendo ele pra nós e refletindo as semelhanças com nossa equipe!!!

Nossa equipe é a melhor!!! rsrsr

Bjos
Paulinha