segunda-feira, 20 de abril de 2009

Scrum e PMBOK – Qualidade

Oi pessoal, segue um texto escrito em duas mãos, eu e meu grande irmão Patrick Padilha. O Patrick fez o treinamento de scrum master na mesma turma que eu e tivemos a oportunidade de trabalharmos juntos na empresa Knowtec e IEA.

Mas ele seguiu outro caminho, o de funcionário publico e desta maneira nos apenas temos a oportunidade de escrever textos juntos.

Para um projeto de sucesso, é esperado que os resultados do projeto tenham qualidade, assim como que os processos de construção dos resultados também tenham qualidade!

Garantir a qualidade do produto do projeto que será entregue ao cliente deve ser um dos objetivos de qualquer projeto, portanto não devemos nos esquecer de introduzir qualidade nos processos utilizados durante o andamento do projeto.

No PMBOK o processo “Realizar o Controle da Qualidade”, do grupo de processos de Monitoramento e Controle, é responsável por monitorar a qualidade dos resultados do projeto e garantir que esses estejam em conformidade com os requisitos esperados pelo cliente e de acordo com os padrões relevantes de qualidade.

No SCRUM a qualidade dos resultados dos projetos é verificada pelo Product Owner (PO) ao final de cada Sprint, durante a Sprint Review, quando a equipe apresenta para o PO o que foi construído durante essa iteração. Durante a Sprint Review o PO pode aceitar as entregas feitas pela equipe ou pode negar, caso as entregas realizadas não sejam as esperadas. O PO pode ainda solicitar que sejam feitas alterações, as quais serão realizadas de acordo com a prioridade dada pelo próprio PO. Quando executadas, as alterações passarão novamente pela aceitação do PO em uma Sprint Review.

A qualidade dos processos é tratada no PMBOK pelo processo “Realizar Garantia da Qualidade”, do grupo de processos de Execução, onde são aplicadas as atividades de qualidade planejadas para garantir que o projeto empregue todos os processos necessários para atender aos requisitos, assim como fornece uma base para a melhoria contínua dos processos.

No SCRUM, ao final de cada Sprint, a equipe tem duas cerimônias a serem realizadas: A Sprint Review, onde são realizadas as entregas para o PO e a Sprint Retrospective, que tem como objetivo principal a melhoria do processo de cada Sprint; é onde a equipe avalia a sua forma de trabalhar e verifica que práticas deixarão de fazer, o quê deverá ser mantido e práticas a equipe deverá passar a realizar.

Como um dos principais objetivos do SCRUM é entregar software funcional e de alto valor agregado para o cliente o mais rápido possível, outras práticas para garantir a qualidade são usualmente utilizadas em um projeto SCRUM, como o TDD (Test Driven Development) onde se tenta realizar uma cobertura de testes para todo código gerado, minimizando a ocorrência de bugs futuros e mantendo um controle maior sobre os impactos de cada alteração realizada no código.

 

Abraços a todos,

 

Abu e Patrick

Nenhum comentário: